segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PLANEJAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Planejamento e suas implicações nas práticas pedagógicas
Atualmente as Escolas são afetadas pelas inúmeras mudanças que vem ocorrendo no mundo, parece estar em crise, porque não corresponde às necessidades de seus educandos e porque não está em conformidade com uma teoria educacional que justifique sua atuação. Candau (2000) revela que a escola abandonou a ideia de ensinar o conhecimento organizado e o desenvolvimento do raciocínio, passando a ocupar-se, fundamentalmente, com o ensino de conteúdo fragmentado e descontextualizado. Ainda, segundo Candau (2000), a escola está cheia de contradições, de exigências, de adaptações, de crescimento isolado. Cujas lacunas se manifestam nos resultados educacionais e em outros setores da sociedade.
Ultimamente os debates sobre os processos de planejamentos escolares ganharam importância entre os teóricos que se debruçam sobre a temática e a conseqüente melhoria da qualidade de ensino. Entender o significado da escola e suas relações no sistema educacional tornou-se uma exigência para garantir um planejamento de qualidade.
De acordo com os estudos de Vasconcelos (2006) planejar o trabalho pedagógico da escola é uma forma de organizar e operacionalizar as finalidades sociais da escola, como condição indispensável para a escola contribuir para a superação da realidade que está inserida. Segundo Padilha (2001), o termo planejamento pode ser entendido, como:
Processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30).

Pensar o planejamento dentro desta ótica sinaliza-nos ao entendimento de que todo planejamento exige reflexão, racionalidade e previsão. Objetivando assim, as necessidades e a utilização dos recursos disponíveis de forma a alcançar os resultados propostos dentro de prazos estabelecidos, através da avaliação. Ainda segundo o autor, é um ato de dar respostas ao problema detectado, ou seja, é o meio para se resolver as questões do dia-a-dia.
Padilha (2001, p.33), diz que o planejamento “é o processo de decisão sobre atuação concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constantes interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos.” Nesse sentido, as práticas pedagógicas cotidianas necessitam serem planejadas, para que oportunize as ações concretas na sala de aula, principalmente em oferecer a interação entre alunos e professor. Numa relação dinâmica, de troca de conhecimentos e de produção destes conhecimentos necessários para a vida em sociedade.
Em prosseguimento, Vasconcelos (1995, p.53), ao se referir sobre a abrangência do planejamento, nos afirma que ele vai além dos limites da sala de aula e diz que o “planejamento do Sistema de Educação é o de maior abrangência (...), correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual e municipal, incorporando as políticas educacionais.”
Para Vasconcelos, deve haver um planejamento que vai além dos que já se realiza nas escolas. Este tipo de planejamento está relacionado em âmbito governamental. Onde versa sobre as questões da formação inicial e continuada dos profissionais da educação. Formação esta que vai além de entender as funcionalidades dos aparatos tecnológicos. Está principalmente focada em compreender as questões pedagógicas e o uso das tecnologias nas práticas pedagógicas. No entanto, vale lembrar que, para tal, faz-se necessário um planejamento para a incorporação das mídias no ambiente escolar.
Integrar as mídias no espaço escolar requer planejamentos para esta utilização. É necessário formar professores para o uso adequados das mídias, discutir sobre funcionalidades e implementar ações para que os recursos midiáticos venham contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e que torne a sala de aula um ambiente de aprendizado dinâmico e prazeroso.
texto extraído do meu tcc apresentado a PUc_rio.

2 comentários:

  1. Ola Rosana
    Obrigada pela visita
    É dificil manter o blog, alias tenho atualizado com menos frequencia, mas não gostaria de desistir dele.
    Parabens pelo blog, podemos sim trocar experiencias.
    Abraços

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  2. Oi colega. Parabéns pelo espaço e pelo tema escolhido para debatermos, sem dúvida importantíssimo para o desenvolvimento de nossa prática pedagógica.

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